As principais características que distinguem a esgrima Histórica e Artística da esgrima Desportiva e de Competição são as seguintes:
Ausência de Improviso
Todo o esquema de combate/duelo é rigorosamente ensaiado, consistindo os movimentos executados pelos praticantes numa sequência de acções combinadas.
Eliminação do toque no adversário
O objectivo não é o de "tocar sem ser tocado", mas sim o de transmitir a ilusão do perigo sem perder o realismo das acções de esgrima. O controlo da distância, velocidade e intensidade dos golpes é de extrema importância.
Posições e movimentos adequados à época
Estética e tecnicamente é aqui que reside a diferença mais visível entre a esgrima H&A e a esgrima desportiva e de competição.
De acordo com a época a ser recriada os movimentos, nomenclaturas e armas utilizadas deverão ser adequadas ao contexto da época evocada pelos duelistas nas suas apresentações.
O jogo estabelecido entre os duelistas deve permitir ao espectador, através da postura, controlo da velocidade e amplitude dos movimentos executados, uma boa visualização das sequências de combate, resultando num efeito que prime pela elegância.